Ontem, foi uma sexta-feira 13, dia famoso pelo azar que aparentemente ocasiona. Qual é o motivo desse azar ? E porque sexta-feira? Não poderia ser uma quarta ou segunda-feira? Bem, vamos descobrir.
A crença do azar da sexta-feira 13 é mais comum entre os cristãos, pois Jesus Cristo foi crucificado numa sexta-feira e na última ceia havia 13 pessoas na mesa: ele e os doze apóstolos.
Existe também uma versão que provém de duas lendas nórdicas. A primeira diz que houve um banquete e 12 deuses foram convidados, Loki, espírito do mal e da discórdia, foi sem ser convidado e iniciou uma briga que teve como consequência a morte de Balder, queridinho dos deuses. Pode-se dizer que foi daí que surgiu aquela história de que convidar 13 pessoas para um jantar ia dar em tragédia.
A outra história é sobre Friga, que seria a deusa do amor e da beleza. Friga se transformou em bruxa quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo. Então ela passou a se reunir com 11 bruxas e o demônio todas as sextas-feiras. Os 13 ficavam rogando pragas nos humanos.
E agora a última explicação. Quando o rei francês Filipe tentou entrar para a Ordem dos Templários, não foi aceito. E como vingança ele ordenou a prisão e tortura de 5 mil cavaleiros. Esse fato ocorreu no dia 13 de outubro de 1307, uma sexta-feira.
Será que a sexta-feira 13 realmente dá azar ou é mais um mito popular ? No meu colégio entregaram o boletim na sexta-feira...coincidência? Mistério...
Nenhum comentário:
Postar um comentário