Páginas

quinta-feira, 31 de março de 2011

Mahatma Gandhi - Parte 1

     Mohandas Karamchand Gandhi, mais conhecido por Mahatma Gandhi, foi o idealizador e fundador do moderno Estado indiano e o maior defensor do Satyagraha como meio de revolução.
     Gandhi nasceu no dia 2 de outubro de 1869, na cidade de Porbandar, na Índia ocidental. Seu pai era um político local e sua mãe uma devota vaisnava. Com 13 anos Gandhi se casou com Kasturba Gandhi.
      Depois de um certo tempo, foi decidido que Gandhi deveria estudar Direito na Inglaterra. Prometeu que ia se abster de vinho, mulheres e carne. Enquanto estava procurando um restaurante vegetariano, descobriu na filosofia de Henry Salt um argumento para o vegetarianismo e convenceu-se dessa prática. Gandhi, então organizou um clube vegetariano.
       Em 1891 Gandhi retornou à Índia, e descobriu que sua mãe havia falecido, e ele, por timidez, não exerceu sua profissão legal de advogado. Aproveitou a oportunidade de ir para a África do Sul, durante um ano, representando uma firma hindu em um processo judicial. Sua estadia na África do Sul abriu seus olhos para a consciência social. Depois de resolver um caso difícil , ele passou a ter notoriedade por sua atuação. "Eu tive um aprendizado que me levou a descobrir o lado melhor da natureza humana e entrar no coração dos homens.  Eu percebi que a verdadeira função de um advogado era unir rivais de festas a parte" disse Gandhi.
       Gandhi acreditava que o dever de um advogado era ajudar o tribunal a descobrir a verdade, e não a incriminar um inocente. Durante uma festa de despedida, Gandhi tomou conhecimento de uma lei que privaria os hindus do voto, seus amigos insistiram: "Fique e conduza a briga para os direitos de nosos compatriotas na África do Sul". Em KwaZulu-Natal Gandhi fundou o Congresso hindu em 1894.
       Após buscar sua esposa e seus filhos na Índia em 1894, Gandhi retornou à África, pnde os sul-africanos tentaram interromper suas atividades de maneiras sórdidas, como quando tentarem subornar e ameaçar Dada Abdulla Sheth, porém, Dada era cliente de Gandhi, e depois deum período de quarentena, Gandhi recebeu permissão para aterrissar.  A turba de espera reconheceu Gandhi, o que levou alguns brancos a espancá-lo, até que a esposa do Superintendente Policial veio ao salvamento dele. A turba começou a linchá-lo, mas Gandhi escapou utilizando um disfarce.
       Ele se recusou a processar os que haviam lhe espancado, não bastando esse ato, Gandhi sentia que tinha o dever de ajudar o povo britânico na Guerra dos Boers, organizando e conduzindo um corpo médico hindu para alimentar a ajudar os feridos no campo de batalha. Os brancos se surpreenderam com esse ato.
       Ghandi permaneceu vinte anos na África do Sul, defendo os direitos da minoria hindu. Em 1908 separou-se, nessa época ele tinha quatro filhos, para viver com Hermann Kallenbach, um fisiculturista alemão que viria a ser um de seus principais discípulos. Viveram juntos por dois anos, até que Ghandi retornou à Índia em 1914.
        Em setembro de 1906 o Governo de Transvaal quis registrar toda a população hindu, este formaram um  massa que se encontrou no Teatro Imperail de Joanesburgo, eles estavam furiosos com tal humilhação, porém, eles decidiram se recusar a obedecer as providências de inscrição, apenas alguns se registraram.
         Gandhi sugeriu aos hindus que levassem um penhor me nome de Deus, apesar de eles serem hindus e mulçumanos, eles acreditavam em um único e mesmo Deus. Essa técnica de não se submeter a justiça era chamada de Satyagraha, que significa "força da verdade". Uma semana depois as mulheres asiáticas foram dispensadas do registro. Em 1907 o governo de Transvaal pôs em prática o Ato de Inscrição Asiático e como consequência, Gandhi e outros hindus foram presos.
           A pena dele foi de dois meses sem trabalho duro, dedicando-se inteiramente à leitura. Durante a prisão Gandhi escrevia cartas para Leon Tolstoi, um de seus ídolos. Tolstoi influenciou Gandhi e indicou a leitura de Henry David Thoreau, Gandhi descobriu a Desobediência Civil. As obras do pensador anarquista Kropotkin ganaharam destaque na vida de Gandhi, e logo ele descobriu as inúmeras formas de "amor universal".
         O movimento de protesto para os direitos indanos na África do Sul cresceu, em determinado momento, 2.500 indianos estavam presos e 6.000 fugiram de Transvaal. Gandhi desenvolveu o uso de ahimsa que significa "sem dor". Gandhi seguiu o Ódio de preceito "o pecado e não o pecador. Desde que nós vivemos espiritualmente, ferir ou atacar outra pessoa são atacar a si mesmo. Embora nós possamos atacar um sistema injusto, nós sempre temos que amar as pessoas envolvidas. Assim ahimsa é a base da procura para verdade".
           Gandhi teve um grande interesse na vida agrícola simples, ele criou duas comunidades rurais em Satyagrahis: "Phoenix farm" e "Tolstoy farm". Gandhi também escreveu para o diário "Opinião indiana", para divulgar os princípios e a prática de Satyagraha. Os assuntos mais abordados foram: os direitos dos hindus na África do Sul, a proibição de imigrantes asiáticos e o invalidamento dos casamentos não cristãos.
           Em novembro de 1913 Gandhi conduziu uma marcha com mais de duas mil pessoas, ele foi preso, porém, foi solto após pagar a fiança. Logos depois foi preso e libertado novamente e, após quatro dias de liberdade foi preso. Gandhi foi condenado a trabalho forçado, porém, os movimentos não pararam e contaram com a participação  de 50.000 operários e  milhares de indianos foram escravizados na prisão.
          Alguns missionários cristãos doaram seu dinheiro ao movimento. Gandhi e outros líderes foram libertados, e anunciaram outra marcha. Gandhi se recusou a tirar proveito através de uma greve numa estrada de ferro dos "brancos". "Perdão é o ornamento do valente" explicou Gandhi. Depos de várias negociações o assunto estava resolvido, todos os casamentos independente da religião eram válidos, os impostos em atraso foram cancelados, os operários contratados e os indianos ganharam mais liberdade.
         A Índia ainda era uma colônia britância. Gandhi sugeriu que a Índia poderia ganhar sua independência por meios pacíficos e por via da ego-confiança. Ele rejeitava a força bruta e a opressão e afirmava que a força da alma e do amor e que a unidade das pessoas se mantém através da paz e harmonia.
         Em 1915 Gandhi voltou à Índia, passando a exercer o papel de conscientizador da sociedade hindu e mulçumana na luta pacífica pela independência indiana, baseada no uso da não violência, esta baseada nos seus estudos sobre a Desobediência Civil.
          Gandhi estava prestes a morar na rua junto com os outros intocáveis, mas um benfeitor doou dinheiro que duraria um ano. Gandhi começa a ajudar os necessitados e as crianças pobres. Em 1917 Gandhi ajudou pessoas que trabalhavam na tecelagem, visto que essa eram exploradas injustamente pelos seus patrões. Ele foi detido, mas logo perceberam que Gandhi era o único capaz de controlar as multidões .
          Como os trabalhadores têxteis de Ahmedabad eram economicamente oprimidos, Gandhi sugeriu uma greve, porém, os trabalhadores tinham medo das consequências que viriam com ela, então Gandhi fez um jejum para encorajar os trabalhadores a continuarem a greve. Gandhi explicou que não fez o jejum para oprimir o inimigo e sim para fortalecer esses que o amaram.
         
  O primeiro desafio de Gandhi contra o governo britânico na Índia estava em resposta contra os poderes arbitrários do "Rowlatt Act" em 1919. A Índia tinha apoiado a Inglaterra durante toda a guerra, porém as liberdades civis estavam sendo reduzidas. Gandhi decidiu pedir um dia de greve geral, porém a filosofia de Gandhi  não foi entendida pelo povo, que reagiu violentamente. Gandhi se arrependeu e cancelou a greve. 
           Gandhi fundou e publicou dois semanários sem anúncios. Em 1920 Gandhi iniciou uma campanha de não cooperação com o governo britânico que para o povo significou o não pagamento de impostos e nenhuma compra de bebida alcoólica. Gandhi realizou várias viagens pela Índia, com o objetivo de conscientizar todas as pessoas, mostrando a prática da Desobediência Civil e o uso da não violência. No final da década de 20 Gandhi escreve sua auto-biografia. Em suas falas ele exibe através dos dedos da mão seu programa de cinco pontos:
            -igualdade
            -nenhum uso de álcool ou droga
            -unidade hindu-mulçumana
            -amizade
            -igualdade para as mulheres
            Esses cinco potnos estavam ligados ao pulso, que representava a não violência.
            Em 1928 ele anunciou uma campanha de Satyagraha em Bardoli contra o aumento de 22% dos impostos britânicos. As pessoas se recusaram a pagar o imposto, sendo repreendidas pelo governo britânico, porém, os indianos continuaram não violentos. Depois de vários meses os britâncos cancelaram os aumentos, libertaram os prisioneiros e devolveram as terras e propriedades confiscadas. Ainda nesse mesmo ano o congresso indiano pediu a autonomia da Índia e considerou guerra aos ingleses para conseguir esse fim. Gandhi não apoiava uma atitude como essa, mas se o país não conseguisse suas autonomia até o final de 1929, ele mesmo exigiria sua independência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário