Durante cermônias de vodu (popular nas ilhas do Caribe, em especial no Haiti), as pessoas dançam, entram em transe, incorporam entidades chamadas loas e comem animais sacrificados. Os feiticeiros, chamados bokos, seriam capazes de ressucitar os mortos e torná-los escravos sem vontade própria. O segredo desse "feitiço" foi descoberto pela ciência, trata-se de um pó venenoso, que deixa a vítima mentecapta.
Um dos motivos de o mito ter surgido no Haiti é que esse foi o primeiro país a abolir a escravidão, em 1974, e o primeiro país negro a se tornar independente, em 1804. Os grandes fazendeiros então, utilizavam a mão-de-obra zumbi pra substituir a escrava.
Existe outra teoria que afirma que um vírus seria responsável pela "Era Zumbi", essa teoria geralmente é mostrada em filmes e livros, como em Zumbilândia e em The walking dead.
Segundo essa teoria, o vírus seria transmitido por carrapatos da família Ixodidae e por roedores urbanos. Eis aqui os sintomas após a contaminação:
Em 2 horas:
Dor de cabeça, febre e calafrios
Em 24 horas:
Coma profundo; pulsação e respiração começam a diminuir gradativamente
Em 30 horas:
Os zumbis, como qualquer outro ser...vivo, morrem. Os zumbis vivem no máximo, um ano. Abaixo, as etapas do processo de "morte" do zumbi:
1-A pele adquire manchas e feridas abertas, que atraem bactérias
2-As partes cartilaginosas, como o nariz e as orelhas, apodrecem e caem, logo depois é a vez dos dedos dos pés e das mãos
3-Alguns ossos podem ficar expostos, muitos zumbis perdem braços, pernas, dentes e até olhos
Anatomia zumbi
Sentidos- os zumbis sofrem de miopia grave e veem o mundo em preto e branco. Eles também não escutam bem, porém, possuem um olfato aguçado, podem farejar suas vítimas a quilômetros de distância.
Saliva- sim, os filmes de terror estão certos, os zumbis possuem saliva contagiosa, por isso, se alguém for mordido por um zumbi, pode, a qualquer momento, se tornar um deles.
Sangue- como os zumbis não respiram, não precisam de hemoglobina, por isso seu sangue é grosso e escuro. O coração não bate, a circulação é feita por contrações musculares do corpo.
Pele- a pele começa a se deteriorar logo após a transformação, ela fica mais grossa, encouraçada e, começa a apodrecer, porém, as fibras musculares se tornam mais concentradas, deixando os zumbis mais fortes.
Ossos- ao contrário da pele, a mandíbula dos zumbis fica maior e mais forte, permitindo que os zumbis quebrem o crânio das vítimas, já os seus dentes, não tem a mesma sorte, o que faz com que alguns zumbis fiquem banguelas em um curto período de tempo e sejam forçados a usar os ossos da boca para mastigar.
Sistema digestivo- a carne humana que o zumbi comeu vai para seu estômago e seu intestino, onde fica até apodrecer. Como o zumbi já está morto, ele não precisa necessariamente se alimentar e seu sistema digestivo não funciona. Eles comem humanos como se fosse um passatempo insano e doentio.
Confesso que o clipe não nos ensina nada sobre zumbis, mas é viciante!
Nenhum comentário:
Postar um comentário