Páginas

segunda-feira, 28 de março de 2011

Zumbis

     Todos nós já ouvimos falar nos zumbis, aquelas criaturas mortas-vivas que se vão se decompondo dia após dia e tem um desejo sanguinário por carne humana.

     Durante cermônias de vodu (popular nas ilhas do Caribe, em especial no Haiti), as pessoas dançam, entram em transe, incorporam entidades chamadas loas e comem animais sacrificados. Os feiticeiros, chamados bokos, seriam capazes de ressucitar os mortos e torná-los escravos sem vontade própria. O segredo desse "feitiço" foi descoberto pela ciência, trata-se de um pó venenoso, que deixa a vítima mentecapta.
     O pó tem vários ingredientes, como lagartos, ossos humanos pulverizados, um sapo venenoso e um verme aquático, porém o segredo está em dois peixes marinhos, um deles é o baiacu, que contém uma neurotoxina chamada tetrodotoxina. Os bichos são grelhados e triturados num pilão. O pó é aplicado discretamente na vítima, geralmente nos sapatos ou nas costas. A tetrodotoxina é absorvida pela pele e afeta o sistema nervoso, provocando paralisia, imobilidade e perda de consciência, é daí que vem a ilusão de morte aparente. Após o enterro, o boko vai ao cemitério e recupera o corpo, depois de algum tempo o efeito da tetrodotoxina passa e o boko convence a pessoa de que a ressucitou, tornando-a um zumbi e, portanto, seu escravo.
     Um dos motivos de o mito ter surgido no Haiti é que esse foi o primeiro país a abolir a escravidão, em 1974, e o primeiro país negro a se tornar independente, em 1804. Os grandes fazendeiros então, utilizavam a mão-de-obra zumbi pra substituir a escrava.
     Existe outra teoria que afirma que um vírus seria responsável pela "Era Zumbi", essa teoria geralmente é mostrada em filmes e livros, como em Zumbilândia e em The walking dead.
     Segundo essa teoria, o vírus seria transmitido por carrapatos da família Ixodidae e por roedores urbanos. Eis aqui os sintomas após a contaminação:
      Em 2 horas:
      Dor de cabeça, febre e calafrios
      Em 24 horas:
      Coma profundo; pulsação e respiração começam a diminuir gradativamente
      Em 30 horas:
      A transformação está completa, o zumbi não responde a estímulos e só pensa em comer carne humana
      Os zumbis, como qualquer outro ser...vivo, morrem. Os zumbis vivem no máximo, um ano. Abaixo, as etapas do processo de "morte" do zumbi:
       1-A pele adquire manchas e feridas abertas, que atraem bactérias
       2-As partes cartilaginosas, como o nariz e as orelhas, apodrecem e caem, logo depois é a vez dos dedos dos pés e das mãos
       3-Alguns ossos podem ficar expostos, muitos zumbis perdem braços, pernas, dentes e até olhos

                                                     Anatomia zumbi

       Sentidos- os zumbis sofrem de miopia grave e veem o mundo em preto e branco. Eles também não escutam bem, porém, possuem um olfato aguçado, podem farejar suas vítimas a quilômetros de distância.
        Saliva- sim, os filmes de terror estão certos, os zumbis possuem saliva contagiosa, por isso, se alguém for mordido por um zumbi, pode, a qualquer momento, se tornar um deles.
         Sangue- como os zumbis não respiram, não precisam de hemoglobina, por isso seu sangue é grosso e escuro. O coração não bate, a circulação é feita por contrações musculares do corpo.
         Cérebro- as células nervosas se regeneram, por isso os zumbis conseguem sobreviver mesmo perdendo uma grande parte da massa encefálica. Essa regeneração permite que eles recuperem os movimentos após sofrerem danos na coluna vertebral.
          Pele- a pele começa a se deteriorar logo após a transformação, ela fica mais grossa, encouraçada e, começa a apodrecer, porém, as fibras musculares se tornam mais concentradas, deixando os zumbis mais fortes.
           Ossos- ao contrário da pele, a mandíbula dos zumbis fica maior e mais forte, permitindo que os zumbis quebrem o crânio das vítimas, já os seus dentes, não tem a mesma sorte, o que faz com que alguns zumbis fiquem banguelas em um curto período de tempo e sejam forçados a usar os ossos da boca para mastigar.
           Sistema digestivo- a carne humana que o zumbi comeu vai para seu estômago e seu intestino, onde fica até apodrecer. Como o zumbi já está morto, ele não precisa necessariamente se alimentar e seu sistema digestivo não funciona. Eles comem humanos como se fosse um passatempo insano e doentio.



                Confesso que o clipe não nos ensina nada sobre zumbis, mas é viciante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário