Páginas

terça-feira, 3 de maio de 2011

Está com fome ?

     Está com fome ? Que tal um escorpião frito ? É sobre esse tipo de comida que nós vamos falar hoje, comidas exóticas que para nós são completamente nojentas, mas que para outros não passa de um lanchinho da tarde. Eu vou fazer uma lista com as dez comidas mais estranhas do mundo ( na minha humilde opinião).
      10-Escorpiões fritos
     Esse é o prato mais...hum...normal da nossa lista. Apesar do escorpião ser venenoso, ele é uma iguaria muito apreciada em Cingapura. As altas temperaturas na hora do preparo desencadeiam uma reação química que neutraliza o veneno, logo, se o escorpião for bem preparado ele é perfeitamente comestível. O escorpião mais comum é o escorpião-negro, uma vez que é maior e tem menos veneno que o escorpião-marrom.
       9-Farofa de formiga
    É aqui mesmo no Brasil que a farofa de formiga é considerada uma iguaria (eu sinceramente nunca vi). A formiga preferida é a içá ou saúva, que aparentemente tem gosto de amendoim. A formiga como os outros insetos é rica em proteína, tem baixo teor de gordura e alto teor de fósforo. 
        8-Casu marzu
      Casu marzu é um queijo sardo feito com leite de ovelha, até aí tudo bem, porém, eles  empregam larvas vivas de mosca em sua maturação. Por razões sanitárias óbvias, esse queijo é ilegal, mas pode ser encontrado no mercado negro da Sardenha, região italiana onde é produzido. Casu marzu em sardo significa literalmente, "queijo podre".
        7-Fugu
         Fugu ou baiacu é um peixe com grande quantidade de tetrodotoxina. O preparo do peixe é muito delicado e difícil, por isso, os chefs são exaustivamente treinados até conseguirem o aval para preparar o baiacu para consumo. Para evitar a morte prematura de alguém, o chef retira uma bolsa perto das brânquias com o veneno, depois ele fura a bolsa e espalha sobre a carne do peixe uma pequena dose de toxina, que causa um efeito alucinógeno em quem come.
          6-Ratos
          Na Tailândia os ratos são servidos em ocasiões especiais, geralmente são assados em uma churrasqueira improvisada. Os ratos assados são servidos com um molho apimentado e com uma tigela de arroz grudento. Os ratos são consumidos também na França e no Vietnã, porém, no Vietnã eles preferem comer fetos de ratos.
          5-Lagartas fritas
          Eu lembro que quando eu estava na quinta série, vi uma imagem dessa lagarta e quase tive um treco, fiquei imaginando o quão horrível deveria ser tocar naquilo, então, fiquei chocada ao descobrir que pessoas comem essa lagarta. Ao contrário de mim, povos do sudeste africano devoram essas lagartas. Elas são colhidas, espremidas para fora de suas "cascas", são cozidas e postas para secar ao sol. O gosto dessa lagarta é de papel cartão temperado, por isso são servidas com um molho especial. No restaurante Iyavaya, em Joanesburgo, essa lagarta é uma especialidade.
          4-Balut
       Nas Filipinas é muito comum encontrar as ruas o Balut, que é um ovo de pato com um embrião desenvolvido de 17 dias - até o ponto de ter pernas e bico. Ele é cozido e depois comido na casca, acompanhado de molho de soja e vinagre ou temperado com suco de limão, pimenta-do-reino e coentro.
           3-Sopa de ninho de pássaro
       O ninho dessa sopa, não é um ninho qualquer, ele é feito com a saliva de um tipo andorinha. Esse prato é comido na China e ele é extremamente caro, pois as andorinhas asiáticas constroem seus ninhos com saliva por um período de 35 dias e os ninhos só podem ser colhidos três vezes ao ano e sua colheita é arriscada, pois os coletores precisam escalar os paredões rochosos onde os ninhos são construídos. Depois de colhidos, os ninhos são lavados e cozidos, durante o cozimento os ninhos soltam uma substância que confere uma textura gelatinosa à sopa.
           2-Canguru
           Na Austrália comer cangurus é um algo muito comum. A carne do canguru é picada e cozida em vapor, com adição de bacon, sal e pimenta. O bicho todo é aproveitados, eles fazem sopa com o seu rabo. 
           1-Cérebro de macaco
            Os miolos dos macacos são comidos na África e na Ásia há muito tempo, bem antes do Indiana Jones chegar. Na África, são servidas cabeças de macacos com os cérebros expostos. Na China, Vietnã, Indonésia, Tailândia e Malásia, o cérebro é retirado da cabeça, limpo, cozido e servido com um molho especial. Em alguma regiões da Ásia e da África o cérebro é comido diretamente do crânio do macaco ainda vivo, o animal é mantido preso numa gaiola com a cabeça pra fora, seu pelo é raspado e sua cabeça lavada, depois sua tampa do crânio é retirada e os convidados se servem dos miolos do pobre animal.   
                 
                  
       
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário